sexta-feira, 24 de setembro de 2010

NECESSIDADES


          Estava em uma reunião com todos os componentes de uma equipe que tem a função de resolver e definir coisas inteligentes da vida de muitas pessoas. Como em geral o tema central da reunião se desvirtuou e em um dado momento percebi que uma das colegas estava falando sobre: Ir ao banheiro – a conversa chegou neste texto por tratarmos do assunto traumas da infânci. Então a colega dizia que ao ir ao banheiro, aproveitava pra ler tudo aquilo que precisamos ler e nunca conseguimos. Todo mundo deveria ler muito. Pedagogo então? Então uma outra colega falou que não conseguia misturar os dois afazeres – as necessidades fisiológicas e o ato de ler. Achei interessante a observação da colega que dizia:
_ Há eu leio com facilidade, faço minhas necessidades, dou descarga, leio mais um pouquinho, faço mais um pouquinho, dou descarga.
Como diz o dr. Fernando Valério: “Sabidamente muitas pessoas têm o péssimo hábito de ler no banheiro. Atualmente, isto ficou ainda mais evidente, já que a portabilidade de celulares potentes e netbooks tornou o antigo toalete em um verdadeiro escritório.” Por um momento pensei que ela poderia na verdade estar dando descarga em tudo o que lia, ler e jogar fora, claro que poderia estar aproveitando poucas as suas leituras. Como se concentrar nas teorias de Piaget naquelas condições. Enfim conclui que a reunião estava perdida.
          Misturar as coisas é falta de organização. Uma reunião deve ser objetiva, traçadas com pontos fundamentais do que se almeja atingir.
Embora o mundo atual tenha hoje uma exigência realmente grande em relação a tudo que se precisar aprender e dar conta de fazer, para sermos eficientes. O problema é sabermos administrar tudo isso. Acredito que esta colega tenha pouco tempo pra conversar com a família e pouco tempo de lazer, então nos entremeios faz outras coisas como esquecer a pauta da reunião para conversar sobre as fisiologias pessoais ou ler em momentos desconcentrantes.
           Temas de grande interesse profissional requer local adequado, tempo disponibilizado e programado, anotações e registros para que posteriormente se possa usar adequadamente, numa reunião por exemplo.
           É tão comum nessas reuniões as pessoas se dispersarem. Fica implícito que como nunca se tem tempo para conversas corriqueiras, se aproveita estes momentos para fazê-las. Às vezes na tentativa de serem melhor, de entender de todos os tema atuais, assumem tantas tarefas que precisam dividir o tempo das suas necessidades pessoais com as necessidades circunstanciais. Filhos, maridos e esposas, pais e mães, descansar, fazer as refeições com tranquilidade, são tantas atividades naturais hoje que sobrecarregam as pessoas.
           Uma reunião não deve ser tão séria que nunca se possa brincar ou contar uma piada, a questão é não deixar o tema fugir demais e perder o foco. Mantendo o tema, se otimiza o tempo, e dá a possibilidade de poder realizar as outras inúmeras atividades melhor, sem atropelos.
           Depois, o verdadeiro motivo das pessoas estarem no mundo é tão somente para serem humanos.

Erika Candida Rosa
14/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário