terça-feira, 30 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Hoje/esta semana  estou em PVH numa audiência pública sobre educação do campo. É mesmo um momento de discussão, educação do campo hoje precisa de muito mais, se o ensino regular tem dificuldades, esta modalidade tem sobras. Temos mesmo trabalho a fazer.
atualmente existes várias formas de aplicabilidade do Ensino do Campo: Saberes da Terra, Pedagogia da Alternância e outras mais específicas para Ribeirinhos e Quilombolas. O fato é que todas tem funcionado, mas com uma dificuldade tremenda.Falta tanto...só que o admirável é que os educadores envolvidos neste processo se diferenciam, têm uma vontade de que dê certo!
Assim a dificuldade no percurso é grande, mas eles não param. Acreditam no que fazem. Fazem a diferença!  Conseguem realizar proezas, acredito que o diferencial em relação a outros educadores, quem também trabalham muito, demais para promoção da qualidade no ensino, é o envolvimento que criam e desenvolvem com as familias. Quando a família se envolve e entende qual a sua contribuição, todos os desafios são diluídos pelos dois pólos (escola e família), os objetivos tem mais chance de ser alcançados.

Olho para o mundo atual e tenho a impressão que a humanidade desperta para o caos que está causando. Parece-me que corre atrás do prejuízo e tenta recuperar tudo com muita pressa (refiro-me ao relacionamento familiar, escola,respeito ao outro, aprender o que realmente é necessário, etc).
Bem reconstruir, exige tempo, trabalho, planejamento e, caminhamos todos num mesmo compasso apressado atrás do prejuízo.
De qualquer forma espero poder contribuir para a promoção de mais momentos reflexivos sobre nossa prática, e diminuirmos  a chance de errar na educação, princialmente por se tratar da vida de muitos alunos gerenciados por nós.

Seja Educação do Campo ou Educação Regular!


Nenhum comentário:

Postar um comentário