quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O papel da internet na educação

Eu não consigo conceber nos dias atuais uma escola que não use a Internet. Sei que ter Internet é um problema de amplitude maior que um coordenador pedagógico, o diretor e o professor muitas vezes, não podem alcançar, até mesmo pela burocracia dos projetos, aqueles PPPPs da vida, e os aspectos legais que acabam dificultando muito o processo.
Ontem, entrei numa escola e no horário do lanche perguntei a um aluno, quantas vezes tinha ido ao Laboratório de Informática, e a criança me disse que nenhuma vez. Fiquei mesmo triste!
Agora eu não consigo entender como uma escola pode ter Laboratório de Informática, projetos como o UCA ou semelhantes nas escolas particulares, e o professor não leve este mundo ao aluno. É como privar alguém de um direito fundamental. O fato de que eu não goste de comer feijão, não pode me impedir de deixar os alunos experimentarem. É como tirar a bengala do cego, ele vai dar um jeito para viver, mas a bengala facilita muito!
Uma coisa só é para se pensar, o que leva o mundo inteiro a usar essa parafernalha, o que seduz tanta gente, o que faz com que tanto dinheiro gire em torno desta máquina ?
Bem, através desta podemos discutir e conhecer qualquer assunto, qualquer lugar, ainda mais com a qualidade das imagens, tridimenssionais, etc e tal. Também a quantidade de sites e programas dirigidos a todo tipo de conhecimento. É difícil para de ler, buscar, pesquisar e levar todo o universo dentro do pen-drive para a sala de aula, ou levar a sala de aula para o mundo conhecer. Esta é outra utilidade riquíssima da Internet, mostrar todos os trabalhos, mostrar o grande potencial deles, mostrar que dá pra deixar um desafio na mão dos alunos que eles conseguem resolver, desde questões de raciocício, pesquisa, a questões como montar e desmontar a máquina que contém a Internet e até fazer uma melhor.
Precisamos perder o medo. Não já o que temer. Nos dias atuais conviver com omundo eletrônico é fundamental, e precisamos reproduzir essa convivência na escola com urgência.
Acredito no ensino significativo e no ensino que co-relaciona saberes necessários a melhor sobrevivência do ser humano, sejam eles quais forem. O importante é que despertem a criatividade e o saber viver de forma mais igualitária, com ética e respeito ao próximo.


Ariquemes, 22/09/2011
@erika_rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário