quinta-feira, 26 de setembro de 2013

APERTEM AS MÃOS


APERTEM AS MÃOS

Política é uma vida difícil. Para os políticos ou para os cidadão votantes. Para ambos. O candidato precisa estar sempre de bem com a vida. SORRINDO. Nunca pode dizer NÃO. Nunca fica doente, nunca sente dor, muito menos fome ou sede. MEMÓRIA pra lembrar-se do nome de todos os eleitores, afinal todos somos importantes e únicos no mundo e devem ser lembrados. Concordo embora não faça essa exigência.
Na verdade parece com muitas profissões: Médico, polícia, padre, pastor…por razões óbvias (são endeusados – não sentem – apenas cuidam de nós – ao menos deveria ser - não são muito humanos – talvez não sejam mesmo).
O eleitor então tem a vida mais difícil ainda. A maioria não tem comida, médico, uma polícia, um padre ou pastor que cuide bem deles – que dirá bens de consumo como: roupas decentes, recursos tecnológicos – estudo formal que ensine-o a se defender das adversidades da vida.
É a expressão popular: “Tá ruim? Tem um pior que você.”
Numa noite pode-se cumprimentar centenas de pessoas, num aceno que pode atingir milhares, com aperto de mãos, abraço e tapinhas nas costas. É como se a cada aperto de mão uma mensagem fosse incutida:
             Me ajude. Diz o candidato.
            Me ajude também. Diz o eleitor.
            Preciso de você para que possa realizar seus sonhos. Quem não precisa.
          Sem seu apoio não posso representar você!
          Me dê a mão e me dê também sua força, disposição, coragem, apoio e JUNTOS chegaremos lá! Chegar onde mesmo? Cada um tem seu sonho e acredita que está convencendo o próximo a irem juntos. Difícil é o sonho ser o mesmo. Uma coisa acontece muito, um dos dois elos da corrente pode abandonar o trato imaginário a qualquer momento, basta uma indisposição qualquer. Basta que outra pessoa ofereça uma oportunidade melhor. Então o primeiro passo para se comprometer com alguém é conhecer sua índole e procedência – CONHECENDO o outro, um elo de amizade e admiração pode se estabelecer, assim se pode de fato avaliar o quanto vale o compromisso que se tem com as coisas corretas – com o bigode.
             Se realmente cada aperto de mão fosse um compromisso de eleitor e candidato, seria uma enorme corrente que poderia fazer grandes transformações: LENDO
          Um amigo sempre me diz que muitas vezes erramos por falta de para para ler. Hoje as notícias vem em tempo real e ficam registrada neste mundo tecnológico aí. Precisamos ler tudo sobre esses candidatos. Fazer uma varredura em suas vidas. Ler – Pesquisar – Ler – Entender – Ler e Interpretar.
            Temo que a maioria que recebe o aperto de mão não leia tudo o que precisam sobre os candidatos. Falta letramento, malícia política, interpretação de leis, TEMPO, dinheiro, acesso, comida do fortalecimento corpóreo e mental.
Investir em EDUCAÇÃO para a vida. Educação Transformadora.
            Suspiro.
Profundo suspiro. Quero demais!
Suspiro por este mundo melhorar pra todos, o que inclui dividir um pouco do que tenho. DIVIDIR? Ninguém quer dividir, provavelmente CONSUMIR.
           Quando um candidato aperta minha mão – penso imediatamente naquilo que posso consumir daquela aproximação.
Pensamos muito em nós mesmos, nas diversas formas e garantirmos nosso futuro e da nossa família. Mas não compreendemos que deste pensamento também contribuímos para que as coisas continuem como estão.
           APERTEMOS AS MÃOS para sentir a realidade do próximo – não com cunho meramente socialista, onde um pai divide o que tem em casa em partes iguais para todos os filhos.
           Apertem-se as mãos e leiam se aquela pessoa pode realmente representar não os seus anseios e necessidades, mas a necessidade coletiva.É isso que um educador deveria saber tão bem. OLHAR. EXAMINAR. LER. ENTENDER. REPASSAR e DESPERTAR.
           Todos nós precisamos ser POLÍTIOS, ler – olhar – examinar – entender – repassar – despertar para o que seja político. Não podemos avaliar com lucidez aquilo que não se conhece. É possível sim examinar algo ou assunto sem se contaminar. É preciso avaliar verdadeiramente considerando as inúmeras possibilidades em se apertar as mãos dos desconhecidos.
           Apertem as mãos!

Ariquemes 04 de julho de 2010.
Erika Rosa









Nenhum comentário:

Postar um comentário