quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SORRIR


Primeiro dia de aula. estudar é maravilhoso! É isso que dizemos aos filhos quando estão em idade de frequentar a escola.
Enquanto ia à escola, a criança em seu primeiro dia de aula, perguntando:
_ Mãe, a professora é “legal”?
_ É, filho, ela é muito “legal”, é maravilhosa!.
_ Mãe, vamos voltar outro dia, eu não conheço a “tia”...
_ Não, vamos lá ver a professora, ela sabe contar histórias, cantar, brincar e te ensinará muitas coisas.
_ Hamm... Como é o nome dela?
_ Ainda não sei, mas tenho certeza que ela é ótima.
_ Mãe!
_ Há menino, pare de perguntar.
Entra na escola, lá no canto de uma sala a professora sentada numa cadeira, frente a um velha mesa, via-se que fora envernizada um dia, mas seu estado atual é bem desgastado. Olha as paredes e, observa que um dia fora desenhado algo bem bonito nelas, algum desenho infantil, talvez um bosque, com um lobo e a chapeuzinho. Observa também que depois de algum tempo o desenho desbotou, perdeu a graça e a professora colou alguma coisa por cima, talvez cartazes com números, letras e atividades realizadas com os alunos no ano anterior.
No outro canto da sala observa que um armário já bem velho, improvisado, feito de tábuas de forrar o teto de uma casa, talvez um funcionário da escola tenha o feito para serviria para guardar os materiais da professora.
Fica observando que a mestre, muito primorosa, tentava encapar o armário para que conseguisse dele uma aparência normal, melhor, disfarçar a velhice.
Fiquei pensando naquele momento, enquanto aguardava outros pais conversarem com a professora; Onde estariam os responsáveis por aquele descaso? Era desanimador permitir que crianças chegassem pela primeira vez à escola e se deparassem com aquele armário que parecia um grande escombro. Era feio de ver.
Certamente os filhos dos governantes não estudam ali. Paramos pra ver aquilo que pode interferir na nossa vida ou na vida de nossos filhos.
Pensa e observa tudo enquanto aguarda a professora, rodeada de pais e alunos. A mãe pensa que aquela imagem, era a imagem que meu filho teria pela vida, da sua primeira escola, da sua experiência com a educação sistemática. Aquela seria a primeira lembrança de uma escola, do dia em que foi conhecer as letras. A lembrança que deveria ser tão terna, era decepcionante.
A criança fica ali, de tudo que viu uma é a mais importante: a professora. Por uns instantes a passa a comparar os novos materiais que trazia nas mãos com o que os novos coleguinhas traziam. Materiais comprados com sacrifício e dificuldade pela maioria. Mas para as crianças o importante é verificar quem trouxe o que consideram – bonito.
A professora chama enfim o nome dele, confere os materiais e diz: “amanhã ele volta”, em seguida chama outro nome de aluno.
No caminho de volta pergunta-se:
- E então, gostou da nova professora?
- É...[um espaço de tempo passa, a criança fica pensativa] não sei, ela nem sorriu pra mim.

Erika Rosa
Ariquemes 01/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário