quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O COMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR?


Segundo Andrea Cecília Ramal a escola que temos ainda é tão fechada, limitada, desconectada do mundo, da vida do aluno, tão distante da realidade de imagens, sons, cores e palavras em hipermídia que constitui a nossa vida hoje. A presença da máquina leva todo professor a se perguntar: como é a minha aula? Do que decorre: Neste sentido Andrea acredita na substituição do professor. Mas não substituir por completo, substituir a rotina, a pouca criatividade, a mesmíssie.
O computador vem como transformador das exposições maçantes em aulas multimídia interativas, em hipertextos fascinantes, em telas coloridas e interfaces amigáveis preparadas para a construção do saber. Então poderemos, finalmente, ficar com a melhor parte. Aquela para a qual não nos sobrava tempo, porque pensávamos que devíamos transmitir conhecimento
Na verdade o professor não pode ser substituído, a não ser aquele tão resistente à mudança que não queira sobremaneira inserir a mídia em suas aula, até pelo fato de que esta inserção é tão óbvia que não se pode imaginar a aula sem ela.
Mas professor existe desde a fundação dos tempos, de forma informal ou formal, só o que precisa é se adequar a real necessidade da sociedade atual e incorporar às suas aulas as tecnologias para dinamizar as aulas, torná-las uma necessidade real para alunos e de fato prepará-los para a vida que hoje é completamente TEC.


erika.rosa
24/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário