quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tecnologia na Escola


Nesta unidade foi possível pensar sobre um projeto aplicado com alunos na área tecnológica. Hoje é muito comum se trabalhar com projetos, entretanto os projetos são levados pronto ao aluno que precisa apenas responder a determinados quesitos.
É importante que o aluno participe do processo de criação do projeto para que isto sirva como estímulo em sua participação das atividades.
É cada vez mais evidente a necessidade em se integrar teoria e prática, mas ainda há dificuldades a se superar. O mesmo acontece com os alunos, sabem dizer tudo sobre meio ambiente, solidariedade, respeito, mas muitos não colocam em prática. O educador também domina inúmeros conteúdos, são multifacetados (professor, médico, psicólogo), mas quando se trata de inovar há certa resistência.
Existe ainda muitas aulas tradicionais com pouco recurso inovador. Alguns infelizmente resistem ao avanço tecnológico. A mudança é certa. Ao ler um livro de Jussara Hoffman ela dizia em um dos capítulos que quando pensamos em mudar de casa ficamos empolgados: casa nova, melhor, mais aconchegante, etc., mas quando iniciamos a mudança, carregando caixas, guardando objetos, desconstruindo a velha casa percebemos que não é fácil mudar. Há muito trabalho empenhado nisso, mas se não desorganizamos a velha casa, não organizamos a nova.
Acredito que o diferencial entre todas as metodologias, como afirma Barbosa, em sua entrevista ao programa Salto para o Futuro quando diz que o Currículo que inclui o uso tecnológico como fonte de pesquisa e que desperte a curiosidade, certamente terá êxito e aprendizagem para a vida real. Então a diferença está entre despertar o interesse e a curiosidade do aluno, pois se percebe a relação direta entre o que está aprendendo na escola e as ferramentas que precisa para usar na vida.
Tecnologia hoje é fato. Os seres humanos dependem destes recursos para facilitar a vida, aprender e ter entendimento do mundo em que participam socialmente e este processo tem que fazer parte do ensino escolar.


erika.rosa
24/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário